Home
Ibirá
A praça
A água
Balneário
Classificados
Fale conosco
Fontes
Festas na região
Governo
Hotéis
História de Termas
Humor
Jornais
Localização
Opinião
Pensamentos
Revistas
Telefones úteis
Termas de Ibirá

Serviços

Banespa
Busca
Cartões
Cultura
Cidades da região
Holístico
Sites
Últimas notícias

 

 

 

Conheça as áreas internas do Balneário
Entre aqui

O fundamento lógico da hidroterapia

O corpo humano sadio mantém normal e uniforme estabilidade fisiológica dentro de suas partes componentes, e entre elas uma condição conhecida por homeostase. A fim de preservar esta condição homeostática, o organismo precisa ajustar-se continuamente as influências do ambiente. Vários fatores relativos ao ambiente influenciam os processos fisiológicos dentro do corpo humano. Inclui as mudanças das estações do ano, a temperatura. a pressão atmosférica, as chuvas, a luz solar, as diversas radiações, o vestuário e as condições sociais.
          Os tratamentos hidroterápicos exercem definido efeito sobre várias funções do corpo, como o crescimento e a reprodução, a formação de anticorpos, a resistência á infecções, melhora do metabolismo, da energia e até da atividade mental.
          Na hidroterapia o ambiente do corpo é alterado por meio da água, em diferentes graus de temperatura e aplicada por várias formas mecânicas.
          A hidroterapia pode ser definida como o uso da água em qualquer de suas três formas: sólida, liquida ou gasosa, interna ou externamente no tratamento das doenças ou traumatismos.

Crenoterapia

Uso e aplicação das águas minerais, como recurso terapêutico.

          As águas minerais constituem sem dúvida, um dos meios terapêuticos mais antigos, usados em medicina. Coube a Herótodo, o pai da história, estabelecer os princípios fundamentais da crenoterapia. Deve­se a ele o estabelecimento da duração da cura termal em 21 dias, embora cada tipo de tratamento seja diferente, podendo variar para mais de 21 dias ou menos.
          Isto ocorreu ao redor do ano 450 a.C., portanto  o uso terapêutico das águas minerais datam de aproximadamente 2.500 anos.

1 - BANHO DE IMERSÃO COM SAIS E ESPUMA

Ação:
                        Sedativa, descongestionante, desinflamante, anti-séptica, cicatrizante, desintoxicante, antialérgica e relaxante.
Indicações:
                        Reumatismos crônicos (artrites reumatóides, artroses e fibroses,  fora de crises agudas): conseqüências e complicações crônicas de reumatismos, fraturas, paralisias, nevrites, flebites e varizes: nevralgias (intercostal, lumbago, ciático): doenças crônicas da pele (eczemas, pruridos tóxicos e senis, urticárias de repetição, úlceras variadas): doenças alérgicas: intoxicações medicamentosas em geral (sulfas, penicilina, etc.): bronquites crônicas (simples, asmáticas e dos fumantes): antiestresse e mais variadas formas de psoríase.
Técnica do Banho:
                 5 minutos só com as pernas na água. (processo de adaptação)
                 Tomar pelo menos dois copos de água durante o banho.

Próxima pagina