Home
Ibirá
A praça
A água
Balneário
Classificados
Fale conosco
Fontes
Festas na região
Governo
Hotéis
História de Termas
Humor
Jornais
Localização
Opinião
Pensamentos
Revistas
Telefones úteis
Termas de Ibirá

Serviços

Banespa
Busca
Cartões
Cultura
Cidades da região
Holístico
Sites
Últimas notícias

 

 

 

CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO

          Ibirá é uma cidade com 9.333 habitantes(fonte IBGE 1996), que vivem na grande maioria da atividade agropecuária, com pouca atividade comercial e quase nenhuma atividade industrial. Tem um grande potencial para o Turismo, pois é uma Estância Hidromineral, possuindo uma água que grandes qualidades terapêuticas.
            Na administração atual, está se dando uma atenção especial ao Balneário visando trazer turistas ao município. Tudo leva a crer que com o passar do tempo, o trabalho frutifique e que aumente o movimento de turista, gerando mais empregos com melhora de qualidade de vida no município.

ESPAÇO GEOGRÁFICO

          O município de Ibirá localiza-se a 430 quilômetros da capital, fica no norte de São Paulo, limita-se com Potirendaba, Cedral, Uchoa, Catanduva, Catiguá, Elisiário e Urupês.
            Possui uma área de 274 km2, com clima ameno, altamente oxigenado, temperatura média de 24ºc e média anual pluviométrica de 1220 mm.
           A amplitude topográfica do município gira em torno de 520 metros de altitude e distribuído em terrenos predominante de topografia ondulada, aparecendo, entretanto a topografia plana e raras evidenciais de relevo mais acidentado. A maior participação da topografia ondulada correspondente ao desenvolvimento das vertentes, recortadas pela erosão regressiva dos afluentes de rios que passam pela região, reservando-se a parte da topografia plana aos topos interfluvios e planícies(pequenas) aluviais aos rios.
           A vegetação natural é representada pela floresta tropical, entretanto, a ocupação  das terras pelo plantio, com contínua derrubada das matas, atualmente verifica-se que somente uma área inferior a 5%(cinco por cento),è coberta com floresta.
       
O município de Ibirá é recortado pelos afluentes do Rio Cubatão, que são: Córregos das Bicas, Córrego Mococa, Córrego Pouso Alegre Córrego Taperão.
          A denominação de Ibirá, proveniente da língua Tupi-Guarani (IBIR) e traduz-se o significado como sendo fibra ou ”IMBIRA” retirada da casca de certas árvores que índios usavam para tecer seus utensílios, abundantes no território do município.
         A origem da população Ibiraense é de descendência PORTUGUESA.
    
   No perímetro urbano, encontra-se  os seguintes bairros: São Sebastião, São Benedito, Jardins Durigam, Chácaras Recreio e no perímetro rural, o Distrito de Termas de Ibirá e os Bairros de Vila Ventura, Vila Nova.

HIDROGRAFIA

          As terras do município pertencem á Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão.

TRANSPORTE RODOVIÁRIO

          Ibirá conta com um Terminal Rodoviário, que foi inaugurado em 12 de dezembro de 1996.
            As empresas de ônibus que servem o município  são sediadas em São José  do Rio Preto (Viação Cometa e Expresso Itamarati ) e Catanduva (Viação Luwasa).
            Existe no município quatro pontos de Táxis, com total geral de 11 veículos.
            Os meios de comunicação existentes no município são as Empresa Brasileira de Correios e telégrafos(E.B.C.T), Telefônica S/A-(possui 772 aparelhos residenciais e 176 aparelhos comerciais)e o Jornal Autenticidade (com circulação quinzenal)
                                  Voltar                                                             Seguir